A Classificação para Tipo ou Análise da Conformação, é uma ferramenta fundamental para produtores e profissionais capacitados mensurarem características que, direta e indiretamente, estão relacionadas com saúde e vida útil dos animais (melhoramento genético). Produtores que iniciam a classificação em seus rebanhos, passam a conhecer os pontos fracos e fortes dos animais e, em um determinado momento, podem elaborar parâmetros para atingir metas previamente estabelecidas, visando uma conformação funcional, para que animais possam enfrentar os desafios de altas produções com saúde, reprodução e vida produtiva.
É um serviço realizado por classificadores da Associação (credenciado pelo Colégio Brasileiro de Classificadores), para avaliar individualmente, a vaca leiteira em produção, sendo analisadas 23 características funcionais no corpo do animal e assim determinar a pontuação de tipo final. As características são identificadas através de escores biológicos de 1 a 9, conferidos de acordo com as fraquezas e forças, ao final o animal recebe uma pontuação que pode variar de 50 a 97 pontos.
VANTAGENS
- Identifica os pontos fortes e fracos das características funcionais.
- Identifica precocemente os animais que têm maior risco de doenças e descarte.
- Provas para tipo de touros do mundo inteiro são baseadas exclusivamente nas classificações oficiais para tipo
- Auxilia no acasalamento individualizado do rebanho (programas de acasalamento).
- Monitora as características de conformação, se estão de acordo com os objetivos de melhoramento e na escolha dos touros para reprodução.
- Avaliações e tendências genéticas dos animais e rebanho.
- Aumento de vida produtiva, menor risco de doença e descarte, maior bem-estar animal.
No Brasil, a Análise da Conformação, juntamente com o Controle Leiteiro (LINK Serviço), permite que os rebanhos evoluam de Puro por Cruzamento (PC) para Puro de Origem (PO).
A APCBRH disponibiliza o serviço de classificação para tipo para todos os seus associados e, no caso de qualquer dúvida, o departamento técnico está à disposição para ajudar.
Quer saber mais?
Fale com a APCBRH!
(41) 2105-1733