O Controle Leiteiro é uma prova zootécnica utilizada para melhoramento genético tanto da raça quanto do criatório que o utiliza, além de ser a melhor maneira de acompanhar a evolução produtiva de cada indivíduo no rebanho, bem como identificar os mais rentáveis e auxiliar na tomada de decisões. O controle leiteiro é uma ferramenta de aferição da capacidade de produção de leite de uma vaca.
Mensalmente, controladores de leite treinados e capacitados pela Associação, efetuam coleta de dados e amostra de leite individual dos animais (Controle Leiteiro Oficial). O produtor de leite ou um técnico indicado por ele pode o Controle Leiteiro Zootécnico de forma bastante simples, utilizando fichas padronizadas para controle leiteiro coletivo e individual dos animais.
Informações precisas e confiáveis, identificando animas superiores e inferiores, os mais rentáveis, possibilita o manejo geral da propriedade, dado são inseridos nos pedigrees dos animais e informações genéticas são disponibilizadas.
O Serviço de Controle Leiteiro é a prova zootécnica oficial para rebanhos, no Brasil, as associações das raças leiteiras executam este serviço, em acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Ao aderir ao serviço, o produtor passa ter acesso a informações de qualidade para a tomada de decisões mais assertivas.
Dados e informações gerados (indicadores e relatórios zootécnicos).
- Produção
- Saúde da glândula mamária (úbere)
- Reprodução
- Avaliação genética
- Qualidade do leite
- Histórico e evolução do rebanho
- Benchmark: informações sobre rebanhos da mesma região ou perfil
Produtor ou técnico tem a disposição Programa de Informática WEB+LEITE e HOME+LEITE (aplicativo smartphone).
Quer saber mais sobre o Controle Leiteiro?
Fale com a APCBRH
(41) 2105-1733