A Associação Americana da Raça Holandesa (Holstein Association USA) passa, a partir de fevereiro de 2024, a reconhecer oficialmente a síndrome de fraqueza muscular de início precoce (MW) como uma condição genética da raça. Isso significa que os resultados diretos dos testes genéticos para a característica, abreviado como MW, serão listados nos pedigrees oficiais da raça Holstein e em outros locais onde a informação genética é descrita.
A informação foi divulgada em artigo da Revista Hoards Dairyman.
A condição foi identificada pela primeira vez há menos de um ano, quando os pecuaristas leiteiros relataram que vários bezerros tinham dificuldade em ficar de pé. A condição geralmente se apresenta nos primeiros dois meses de vida, quando os bezerros podem ser capazes de ficar de pé inicialmente e depois cair.
Uma pesquisa feita na Penn State University descobriu que a condição estava relacionada a uma mutação no cromossomo 16, que causa problemas na formação de canais de cálcio. É recessivo, portanto, um animal precisaria de duas cópias da mutação para expressar a doença. No entanto, também parece exibir dominância incompleta, o que significa que nem todos os animais com duas cópias apresentariam sintomas.
Como outras condições, a fraqueza muscular de início precoce pode concentrar-se em certas famílias de vacas e afetar algumas fazendas mais do que outras. Devido à variabilidade da doença, os testes genéticos têm sido fundamentais para compreender a sua prevalência em qualquer rebanho.
Os animais serão designados, segundo Associação Americana Raça Holandesa:
- T: testado livre de fraqueza muscular
- C: portador heterozigoto
- H: portador homozigoto MW
Orientações
A orientação da associação norte-americana é evitar acasalamentos homozigotos. Esta é a melhor ferramenta do produtor de leite para limitar a propagação da doença em seu rebanho. A Associação Americana solicita aos produtores que informem esta condição e seus impactos nas propriedades através de resultados genômicos. Os criadores podem pesquisar uma lista de touros que possuem um código NAAB e um resultado de teste MW direto arquivado em:
https://www.holsteinusa.com/lists/early_onset_muscle_weakness.html
Fonte: Katelyn Allen, editora associada da Hoards Dairyman; www. Holstein USA, 2024.
Tradução: Altair A. Valloto, Superintendente APCBRH.