Escore de locomoção e a saúde das patas de bovinos leiteiro.

Aumentar a performance dos animais e garantir a sua saúde e bem-estar são desafios cada vez maiores para os produtores de leite. Mas como saber onde e como fazer as melhorias necessárias? Muitas vezes, isso gera dúvidas e frustrações.

Com o programa Zinpro FirstStep da Zinpro®️ de cuidado e saúde dos cascos de bovinos de leite, nossos clientes podem acabar com a subjetividade das avaliações e obter as soluções assertivas.

A claudicação ainda é um problema que impacta negativamente o desempenho nas operações leiteiras. O programa Zinpro FirstStep de diagnóstico e prevenção da claudicação para vacas leiteiras oferece a análise de fatores de risco mais abrangente do mercado para auxiliar no controle e prevenir a claudicação em rebanhos leiteiros.

 

AVALIAÇÃO DE LOCOMOÇÃO E A PREVENÇÃO DE LESÕES DE CASCOS EM GADO LEITEIRO

A avaliação de locomoção se baseia na observação de vacas paradas e caminhando, com atenção especial à postura do dorso. Como este sistema é simples, fica fácil de aprender e de aplicar. O uso da avaliação de locomoção é eficiente para a identificação precoce de problemas nos cascos, acompanhando a frequência de claudicação, comparando a ocorrência e a severidade da claudicação entre rebanhos, e reconhecendo individualmente as vacas para fazer o aparo correto dos cascos. A observação dos animais deve ser feitas em uma superfície plana, que ofereça uma boa sustentação para os pés. Além das vacas com avaliação 4 e 5 que já apresentam os sinais clínicos de claudicação, as vacas avaliadas como 3, que apresentam sinais de dor, devem ser examinadas e casqueadas para evitar problemas mais graves. O casqueamento deve ser feito por um profissional qualificado, com o propósito de fazer a distribuição do peso entre as unhas e recuperar a forma e a função do casco para suportar o peso do animal.

Saiba também que existem soluções minerais comprovadas, seguras e acessíveis que podem favorecer e muito na redução de Claudicação como é o caso do Zinpro Availa Dairy e Availa Zn/Cr.

 

Faça o download aqui do material da Avaliação de locomoção feito pela Zinpro para auxiliar no cuidado do seu rebanho.

Para saber mais, fale com Rogério Isler no email gadoleite@zinpro.com