“Ciclo de Palestras técnicas reuniu médicos veterinários, zootecnistas e técnicos, da região Sudoeste para fortalecendo a assistência aos produtores da região abordando sanidade, gestão e qualidade do leite.”
Em uma iniciativa para fortalecer a cadeia produtiva do leite e oferecer suporte de ponta aos produtores, a Cooperativa de Crédito Cresol Tradição e a APCBRH – Associação Paranaense dos Criadores da Raça Holandesa, realizaram no dia 09 de dezembro, em Francisco Beltrão (PR) na sede da Cooperativa, um curso de capacitação técnica voltado para seus profissionais de campo. O evento reuniu médicos veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas, parceiros da Cooperativa de Crédito participantes do programa Empreendedorismo Cresol, com foco em temas críticos para a rentabilidade e sustentabilidade da atividade leiteira.
A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa vem costurando uma parceria juntamente com a Cresol, com o objetivo de fortalecer o produtor de leite, promovendo a melhoria da gestão, qualidade do leite e produtividade. O objetivo central foi padronizar e elevar o conhecimento da equipe técnica, garantindo que as orientações repassadas aos cooperados sejam as mais atuais e baseadas em boas práticas.
A programação iniciou com a palestra do Dr. Altair Antônio Valotto – Superintendente Técnico, com o tema “Gestão de Propriedade Leiteiras, utilizando Sistema APCBRH, Web+Leite” com o foco foi sair do "feeling" e ir para os números. Como realizar um diagnóstico preciso da propriedade, interpretar indicadores zootécnicos e utilizar ferramentas simples de gestão para aumentar a eficiência e a lucratividade com o portal Web+Leite.
Após, a capacitação foi conduzida pelo José Augusto Horst – Gerente do PARLEITE, focando em “Melhorando a Qualidade do Leite para Aumentar a Produção de Leite”, apresentação sobre o Laboratório, com seus procedimentos de garantia da Qualidade, além das técnicas de análises e seus equipamentos os parâmetros críticos (Gordura, Proteína, Caseína, NUL, CCS e CBT), os fatores que influenciam na queda da qualidade (higiênica, manejo de ordenha, armazenamento) e as consequências diretas no preço pago ao produtor. Enfatize que a qualidade é a porta de entrada para a lucratividade da propriedade.
O tema de Sanidade Animal ficou a cargo da M. Veterinária Mylena Prado – Técnica de Campo da APCBRH, este módulo tratou das principais doenças que afetam a produção e a reprodução (brucelose, tuberculose, mastite, IBR e BVD), oferecendo resultados rápidos e precisos para o controle sanitário dos rebanhos. Reforçando o compromisso da APCBRH com a saúde animal e a sustentabilidade da pecuária leiteira, facilitando o trabalho dos técnicos e produtores no campo.
Ao final o Zootecnista Rafael Batista Leal – Técnico de Campo da APCBRH em sua palestra enfatizou a importância da coleta de dados e da amostragem de qualidade, fundamentais para a precisão. Os participantes receberam treinamento sobre protocolos corretos para coleta de leite para análise. A importância da identificação, acondicionamento, conservação e transporte das amostras foi destacada, pois dados confiáveis são a base para decisões acertadas. Bem como orientações sobre o acesso ao portal Web+Leite, para inserção dos dados das propriedades, e acesso aos diversos relatórios emitidos no sistema sobre qualidade do leite, produtividade, reprodução e genética.
Destaque que o público foi altamente qualificado – técnicos que já atuam no dia a dia das propriedades – o que elevou o nível das discussões. Os temas abordados no curso vêm das necessidades identificadas pela própria equipe, o que garantiu a aderência e interesse.
O curso foi o ponta pé inicial da parceria entre as organizações, como um instrumento de melhoria contínua. Espera-se que, com essa capacitação, os técnicos possam oferecer um atendimento mais consultivo e preciso aos produtores, reduzir índices de problemas como mastite e contaminação do leite, e aumentar a eficiência produtiva das propriedades assistidas.
A APCBRH e a CRESOL reafirmam, com iniciativas como esta, o compromisso com o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira na região, acreditando que a capacitação permanente é o caminho para superar desafios e garantir um futuro próspero para todos os elos da cadeia.
