APCBRH marca presença no 15º Simpósio de Leite da Cooperativa Witmarsum

APCBRH marca presença no 15º Simpósio de Leite da Cooperativa Witmarsum

Tecnologia e sucessão familiar impulsionam o futuro da produção leiteira no 15º Simpósio de Leite da Cooperativa Witmarsum

 

A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) marcou presença no 15º Simpósio de Produção de Leite, realizado pela Cooperativa Witmarsum, em Palmeira/ PR. O evento, que contou com a participação de inúmeras autoridades, produtores, técnicos, o evento  teve como tema: “Futuro, a Tecnologia em Nossas Mãos”, e reuniu especialistas do setor com tecnologias e novos métodos para otimizar a produção leiteira.

  De acordo com a Cooperativa Witmarsum para o Presidente, Artur Sawatzky “Esse simpósio surgiu pela necessidade de trazer mais informações aos produtores da colônia, principalmente aos produtores de leite. E como um todo também trazemos informações de mercado para os produtores, e isso traz atualizações, tecnologias novas e um assunto que a gente vem abordando já há algumas edições e esse ano novamente vai ser abordado que é a sucessão familiar na propriedade rural. Porque nós como cooperativa entendemos que é um assunto não só necessário como muito importante, para dar sequência também não só na cooperativa mas também nas propriedades rurais, a fim de viabilizá-las”

  O 15º Simpósio contou com a presença do presidente da APCBRH, Sr. João Guilherme Brenner, que esteve na abertura, e do Superintendente Altair Valloto e do gerente da PARLEITE, José Augusto Horst. A participação da APCBRH demonstra o apoio da associação a iniciativas que visam o fortalecimento da cadeia produtiva do leite.

  O Simpósio Leite, organizado pela Equipe da Cooperativa Witmarsum, teve como coordenador  médico veterinário Dr. Edilson Vieira,  abordou diversos temas relacionados à produção leiteira, com foco especial na sucessão familiar. 

  A programação do simpósio incluiu uma variedade de palestras abrangendo temas cruciais para o setor leiteiro. Foram abordados os desafios da sucessão familiar em grandes fazendas, estratégias para evitar perdas na produção de silagens e os benefícios da ordenha robótica. Além disso, discutiram-se o uso da ultrassonografia pulmonar como ferramenta complementar no diagnóstico de Doença Respiratória Bovina (DRB) em bezerras, projetos de neutralidade de carbono em cooperativas paranaenses e os pilares para a inovação e sustentabilidade da pecuária leiteira.

  Um dos pontos altos do evento foi  a premiação aos "Produtores Destaques" em Qualidade de Leite de 2023, cujos resultados serão divulgados a seguir. A APCBRH parabenizou a  todos os Produtores Destaques e a Cooperativa Witmarsum pela iniciativa e reafirmou seu compromisso em apoiar ações que impulsionam o desenvolvimento da pecuária leiteira no Paraná.

Escrita por: 

Rayssa Petter